Fernando Maurício – O Rei Sem Coroa

Diogo Varela Silva, Documentário, Portugal, 2011, 115min.

Fernando Maurício foi um dos maiores fadistas de todos os tempos. Tão amado pelos conhecedores do fado quanto avesso às exigências da fama, Fernando Maurício cedo ganhou o cognome de Rei, o Rei do Fado, um rei sem coroa.
O realizador e produtor Diogo Varela Silva que se estreou como documentarista na RTP2 em 2010 com um filme sobre a fadista Celeste Rodrigues, sua avó reconstrói o percurso de vida de Fernando Maurício, um miúdo pobre da Mouraria que foi coroado Rei do mundo da fadistagem sem nunca ter querido sair do bairro que o viu nascer. Um documentário que é um comovente documento sobre o que foi a Lisboa popular entre os anos 30 aos anos 80 do século XX.

Fotos
Trailer
Realizador

Diogo Varela Silva, nasceu em Lisboa em 1971. Formado em Cinema e Produção Cinematográfica pela Escola Superior de Teatro e Cinema, o seu trabalho como cineasta e produtor tem vindo a destacar-se nas duas últimas décadas e a contribuir para a riqueza cultural do cinema português.
Com uma marca indelével no cenário artístico nacional e internacional, o trabalho de Diogo Varela Silva representa não só as raízes culturais portuguesas, mas também a sua notável linhagem artística. Neto do célebre ator Varela Silva e da conhecida fadista Celeste Rodrigues, o realizador é sobrinho-neto da icónica Amália Rodrigues e pai do jovem e talentoso guitarrista Gaspar Varela. Ao longo de sua carreira, Diogo Varela Silva fundou a Hot Chilli Films, uma produtora dedicada a criar e promover seus próprios filmes e a apostar em novas pessoas e projectos que sejam desafiantes.
Refletindo a sua capacidade em explorar diferentes géneros e temáticas, o realizador conta com uma extensa e diversificada filmografia. Alguns dos seus trabalhos mais notáveis incluem “Do Bairro” (documentário, 2022), “Zé Pedro Rock n’Roll” (documentário, 2019), “Celeste” (documentário, 2015), “Poeta en si Mayor” (documentário, 2012), “O Fado da Bia” (documentário, 2012), “Fernando Maurício – O Rei Sem Coroa” (documentário, 2011), “A Minha Rua” (curta-metragem documental, 2010), “Fado Celeste” (documentário, 2010) e “Poema” (curta-metragem, 2007).