“O George Washington da Videoarte” … “Um terrorista Cultural” … “O cidadão Zero da Super Via Rápida da Eletrónica” … Mas quem foi realmente Nam June Paik, o pilar da vanguarda americana do século XX e, sem dúvida, o artista coreano mais famoso da história moderna?
A realizadora Amanda Kim conta, pela primeira vez, a história da ascensão meteórica de Paik na cena artística de Nova York, retratando as suas visões nostradâmicas de um futuro em que “cada um terá seu próprio canal de televisão”. Graças às redes sociais, o futuro de Paik é agora o nosso presente e este filme mostra-nos como chegámos aqui.
Apresentando um extenso arquivo de filmagens de performances e entrevistas originais com contemporâneos e colaboradores do artista, este filme traça a sua evolução artística, desde a educação em Munique até ao seu encontro transformador com o músico vanguardista John Cage.
Passando pelahistória da sua imigração para Nova York e pela colaboração com o movimento experimental seminal Fluxus, a realizadora leva os espetadores numa visita imersiva com destino ao trabalho revolucionário de Paik com a vídeoarte — incluindo as suas radicais transmissões na televisão pública de “Global Groove”, em 1973, e de “Good Morning, Mr. Orwell”, em 1984.
Uma criação assombrosa que revela a influência duradoura de Paik no mundo da arte, mas também as suas previsões sobre o nosso futuro tecnológico, numa oportuna meditação sobre as maneiras contraditórias através das quais a tecnologia leva, ao mesmo tempo, a tendências fascistas, mas também a uma compreensão intercultural.