Em parceria com o Museu do Dinheiro, do Banco de Portugal, apresentamos no dia 9 deste mês o filme Cruzeiro Seixas – As Cartas do Rei Artur, integrado na quarta edição do ciclo “Retratos de Vidas Extraordinárias”, a decorrer entre Maio e Setembro.
Entre ficções e realidade propõe-se 4 filmes que nos levam por um périplo de sons e imagens até ao amago da vida e da obra de criadores portugueses, artistas e escritores excecionais vistos por câmaras sentimentais, quase indiscretas, diretas no olhar: intrusas até. Estes documentários são outras formas de fazer o retrato que amalgama o corpo, o modo de viver e o processo criativo num todo comum, sem filtro, por vezes a nu. Tão frágil e sublime na cumplicidade que nos deixa questionar sobre a relação do realizador com o criador.
9 DE SETEMBRO / 16h00
FILME: CRUZEIRO SEIXAS – AS CARTAS DO REI ARTUR
Cruzeiro Seixas habita num labirinto onde todos os caminhos o levam a Mário Cesariny. Subjugado por esta obsessiva relação, Cruzeiro Seixas não viveu, mas deixou documentos desse não viver. 95 anos de pintura e poesia à espera de um reconhecimento maior ao lado de outros autores surrealistas.
A exibição do filme será seguida de uma conversa com a realizadora Cláudia Rita Oliveira.
Mais informações aqui.