“Jane por Charlotte” na Festa do Cinema Francês e em Famalicão

Jane por Charlotte, o documentário que Charlotte Gainsbourg dedica e filma com a sua mãe, Jane Birkin, é exibido em Outubro em Famalicão.

Com o estremecimento do tempo a passar, Charlotte começou a olhar para a mãe de forma inaudita. Ultrapassando uma reserva partilhada, as duas expõem-se uma à outra perante a lente da câmara. 

Se para Charlotte, havia algo em Jane que a intimidava -“Sentia o mesmo com a minha filha mais velha, Alice.”, diz numa entrevista – “Agora eu percebo, através da experiência que, mães e filhas não têm necessariamente que se abraçar, não têm necessariamente que dizer “eu amo-te” – depende das personalidades, da educação e do relacionamento forjado. Para Jane, “este é um filme que continuará a ser uma joia que guardarei para o resto da vida”.

Depois de passar pelo Filme do Mês, “Jane por Charlotte” chega à Casa das Artes de Famalicão a 19 de Outubro e à Festa do Cinema Francês com sessões no Cinema São Jorge nos dias 29 e 31 de Outubro.