Moita Exibe “Patriarcado – Uma História Por Acabar” e “Sozinho na Escola”

Em parceria com a Câmara Municipal da Moita, a Zero em Comportamento, exibe no Centro de Experimentação Artística a 1 de Março, Sozinho na Escola para o público adolescente.

Esta curta-metragem que nos chega da Bélgica, de Matty Jorissen e Wijnand Driessen, conta a história do pequeno Will, um rapaz que é deixado pelo pai num colégio interno isolado e que rapidamente se torna alvo de bullying. À medida que o bullying se intensifica, as hipóteses de fuga tornam-se mais escassas e apenas a amizade com um pequeno pássaro lhe consegue trazer algum alívio.

Para os mais adultos, a 10 de Março, o Fórum Cultural José Manuel Figueiredo, recebe o documentário de Pedro Serra sobre o feminismo interseccional e o patriarcado em Portugal, Patriarcado – Uma História por acabar.

Vanessa Rodrigues, assistente de produção e de realização, explicou numa entrevista ao P3 que este filme nasceu a partir da “observação do dia-a-dia” e da análise “das injustiças” com as quais “somos confrontados em qualquer lado”. Acrescentou, ainda, que a ideia do documentário é “falar e debater” sobre a desigualdade de género, além de perceber “quem é que beneficia” dele. “Queremos que seja para o despertar da consciência e [para] tentarmos perceber o que são essas imposições que nós vivemos, e que somos levados a agir”, expôs.