Morte, Vida, Memória, Medo. Há Cinema no Museu

Em Outubro, iniciamos um novo ciclo de cinema, em parceria com o Museu do Dinheiro, do Banco de Portugal, intitulado Morte, Vida, Memória, Medo, com lugar para longas-metragens e Filminhos Infantis. A primeira sessão é já Sábado, 7 de Outubro com a exibição de “Amateur” às 17H30. Sábado 14, às 15h00, há sessão de filminhos infantis.

As “Ruínas”, de Manuel Mozos, abrem caminho para um ciclo de quatro filmes que não nos deixa indiferentes perante questões como a decadência e o abandono. Os filmes são em todos os casos testemunhos reais que denunciam a erosão e o esquecimento. Enfrentam sem medo os factos, documentando-os, chegando mesmo a mostrar com dignidade circunstâncias dolorosas e processos de transformação. Os olhares são políticos e simultaneamente individuais e estéticos. Mais do que isso, são confrontos íntimos com as coisas que desaparecem e nos fazem falta para compreender quem somos e onde estamos.

7 DE OUTUBRO | 17h30
FILME: AMATEUR

AMATEUR é um convite para viajar no tempo e para olhar a fotografia do século XIX à luz da realidade do século XXI, para além das interpretações factuais e científicas óbvias. Através da experiência de um grupo de personalidades, mergulhamos nos primórdios da imagem fotográfica, nesse processo evocativo, reverencial e contemplativo do colódio húmido. Esta é uma oportunidade para descobrir Carlos Relvas, uma personalidade marcante, um espólio imenso com características particulares, e conhecer um estúdio único no mundo que é um Palácio da Fotografia.

Mais informações aqui.

Para além da exibição deste documentário, este mês também há cinema para miúdos no Museu do Dinheiro, com uma sessão de Filminhos Infantis focada nas mesmas temáticas, direcionada para famílias com crianças maiores de 8 anos.

14 DE OUTUBRO | 15h00
SESSÃO FILMINHOS: QUEM TEM MEDO DO…

A noite, as sombras, os bichos e os fantasmas assustam as crianças! Mas desta vez vamos mudar a história, vamos pregar uma partida ao medo e roubar o Sol, apagar as sombras, caçar o susto e até brincar com o dragão.
Mais informações aqui.