“O Lugar das Meninas É Onde Elas Quiserem” no Seixal

Em parceria com a Câmara Municipal do Seixal, a Zero em Comportamento afirma a sua posição na luta pela igualdade de género e celebra a emancipação feminina com dois programas especiais, um para os mais novos e outro para os mais adultos.

Segundo o Banco Mundial, o ritmo global de reformas para a igualdade de tratamento das mulheres perante à lei encontra-se no nível mais baixo desde os últimos vinte anos, significando que, em média, as mulheres têm acesso a apenas 77% dos direitos jurídicos em comparação com os homens e que, em termos globais, aproximadamente 2,4 mil mulheres em idade reprodutiva ainda não têm os mesmos direitos que os homens.

A 21 de março, o Auditório do Fórum Cultural do Seixal exibe “Sisters in Law” de Kim Longinotto e Florence Avisi. Um filme em que assistimos ao trabalho de duas mulheres da Associação de Mulheres Juristas (WLA) de Kumba, nos Camarões, que prestam apoio jurídico a mulheres e crianças vítimas de abusos, que de outra forma não seriam considerados pelo sistema judicial, mostrando como um feroz ato de coragem pode melhorar a comunidade e, no processo, quem sabe também mudar o país.

A 23 de março, é a vez dos mais novos irem ao cinema e descobrirem uma seleção especial de filminhos infantis que refletem sobre o papel das mulheres em diferentes contextos sociais, familiares e emocionais. “O lugar das meninas é onde elas quiserem” é um programa especial de filminhos que retrata personagens femininas obrigadas a confrontar-se com as suas próprias características, com a perceção que os outros têm delas e, acima de tudo, com a maneira como reagem diante de adversidades.

Duas sugestões cinematográficas bem diferentes, mas que vêm mostrar não só que o seu lugar das meninas e das mulheres é onde elas quiserem, mas acima de tudo que o seu empoderamento parte de todos nós!