São Brás de Alporte exibe “Visita de estudo”

A primeira obra bósnia que aborda as complexidades da adolescência feminina numa sociedade patriarcal, “Visita de estudo”, continua em exibição nas salas de cinema e chega a 24 de março ao Cineteatro de São Brás de Alportel.

Um retrato ímpar da adolescência e um filme intenso e provocador que explora as complexidades da adolescência feminina numa sociedade marcada pela dualidade entre o passado tradicional e as dinâmicas modernas.

Inspirado remotamente num caso real que chocou a Bósnia e Herzegovina, a história deste filme acompanha Iman, uma adolescente que acaba por inventar uma gravidez para manter uma mentira criada durante um jogo de “verdade ou consequência”. O que começa como uma busca por validação entre pares, transforma-se num escândalo social que coloca a sexualidade e os valores da sociedade bósnia no centro do debate de uma escola.

Através de um olhar sensível, mas sem concessões, a realizadora Una Gunjak desafia o público a confrontar os preconceitos que moldam as nossas próprias comunidades, fazendo deste filme uma experiência cinematográfica profundamente relevante.