Seis Países Europeus Colaboram para Construir um Catálogo de Filmes Infantis Europeus

A Zero em Comportamento integra um grupo instituições de seis países europeus que se uniram para constituir um catálogo de filmes europeus para crianças e jovens, acompanhados de materiais pedagógicos.

Em 15 de Outubro, no Cinekid, seis países europeus reuniram-se para iniciar o processo de construção de um catálogo de filmes europeus para crianças, com acompanhamento de materiais pedagógicos, que estarão acessíveis em toda a Europa. Esta iniciativa marca o desenvolvimento de um novo sistema de distribuição educacional criado para melhorar e alargar a forma como estes filmes chegam ao público jovem.
Excluindo pontuais exibições em festivais, há uma oferta muito limitada de filmes europeus adequados ao público infantil e jovem. Este projecto pretende, portanto, melhorar o acesso a obras audiovisuais europeias e, no longo prazo, desenvolver novos públicos.

Esta primeira etapa deste projecto vai ajudar a criar uma marca reconhecível e uma plataforma on-line, bem como estabelecer as bases para a subsequente expansão à escala europeia.

No primeiro ano, o catálogo irá conter um mínimo de 7 e um máximo de 10 títulos. O catálogo será rico em conteúdo e linguagem cinematográfica, e tentará demonstrar a imensa diversidade cultural que compõe a Europa.

Nas palavras de Rui Pereira, director da Zero em Comportamento, “através de uma cultura visual alargada, as crianças e jovens estimulam a imaginação, a resolução de problemas e a criatividade, atributos necessários para o seu desenvolvimento escolar, social e cultural. Perante o actual panorama social e económico, temos a obrigação de capacitar os jovens para serem capazes de questionar, reflectir e empreender. As artes e, neste caso, o cinema têm essa capacidade motivadora, capaz de chegar às diferentes faixas etárias e iniciar a pouco e pouco, a mudança de paradigmas”.
Durante a primavera de 2015, a nova estrutura de distribuição arranca com experiências-piloto em cada país parceiro. Progressivamente, estas experiências serão alargadas a uma escala muito maior por meio de modelos de distribuição estabelecidos, bem como através de novos modelos de distribuição digital.
Os parceiros em 2014-2015 são: Polónia (New Horizons e Instituto de Cinema da Polónia), Portugal (Zero em Comportamento), Escócia (Creative Scotland), Suécia (Instituto de Cinema da Suécia), Noruega (Film & Kino) e Holanda (Cinekid).

O projecto é gerido pelo Cinekid e, nos próximos anos, será estendido a mais países, antecipando-se a entrada a curto prazo de República Checa, Espanha e Eslovénia.

Recorde-se que o projeto é parcialmente financiado pela Acção Desenvolvimento de Audiências e de Cultura Cinematográfica do Programa Europa Criativa, da União Europeia.