“Sombras Brancas” no Centro de Congressos das Caldas da Rainha

Depois de ter passado pelas salas de cinema portuguesas, “Sombras Brancas”, realizado por Fernando Vendrell, continua em digressão nacional e a 14 de Junho chega ao Centro de Congressos das Caldas da Rainha.

Aos 71 anos, José Cardoso Pires sofre um acidente vascular cerebral e, apesar de ser escritor, deixa de reconhecer as palavras. A seu lado, permanece a sua mulher, Edite. Entre sombras difusas, entramos no mundo do autor para nos cruzarmos com personagens do seu universo literário, como Alexandra Alpha e Palma Bravo de “O Delfim”, mas também da sua vida.

Para Jorge Mourinha (jornal Público) “Vendrell transcende-se: com a ajuda de Rui Morisson e Natália Luiza (excelentes nos papéis do escritor hospitalizado e da sua sofredora esposa Edite), o cineasta consegue, de facto, criar uma ambiência de estranheza, de suspensão do tempo, em todas as cenas que decorrem durante a doença, diagnóstico e hospitalização de Cardoso Pires”

Rafael Gomes e Ana Lopes dão vida a José Cardoso Pires e Edite, a mulher do escritor, quando eram jovens. Ao elenco, juntam-se ainda atores como Raquel Rocha Vieira, Iris Cayatte, Soraia Chaves, Maria João Bastos e Rogério Samora, num dos seus últimos papéis no cinema.