“SOS: Salvem a Nossa Escola” Já nos Cinemas!

O filme de Carine May e Hakim Zouhani que aborda temas sérios com uma história que não passou despercebida no Festival Internacional de Cinema de Cannes e na Festa do Cinema Francês, continua mais uma semana em exibição no Cinema City Alvalade.

Nesta história que nos leva ao coração da escola primária Jacques Prévert, nos arredores de Paris, ameaçada pela iminente conclusão da construção de um novo e eclético estabelecimento de ensino, quem comanda o destino dos seus alunos é a diretora Zahia.

Temendo perder o pouco de diversidade social que resta na sua escola e esperando atrair os novos moradores da cidade, Zahia junta-se a Marion, uma jovem e engenhosa professora, para criar a primeira “escola verde” dos subúrbios. Mas, para isso terão de juntar esforços com uma equipa de ensino, que é no mínimo bastante eclética, e que não é exatamente o grupo mais ecologicamente correto do planeta!

Nascidos e criados em Aubervilliers, Carine May e Hakim Zouhani inspiraram-se na sua cidade, que retratam frequentemente nos seus filmes, e através da qual deixaram a sua marca na comédia dramática com perspicazes retratos dos bairros da classe trabalhadora moderna.

Em “SOS – Salvem a nossa escola” a classe representada é a dos professores que, contra todas as probabilidades, assumem o lugar de protagonistas-heróis num retrato original de uma gentrificação crescente que não só condiciona a diversidade nas escolas públicas, como também promove um sistema de segregação educacional e de falta de confiança no sistema escolar.

Em abril, esta dupla de realizadores traz-nos uma lufada de ar fresco que abre as portas a um pátio dos milagres, aberto a todos os que nele queiram acreditar!

Sessões a não perder de 25 a 30 de ABRIL:
Cinema City Alvalade
sábado e domingo 11h25
todos os dias 13h20 · 17h10

Sessões a não perder de 18 a 24 de ABRIL:
Cinema City Alvalade, Lisboa
sáb e dom 11h25
todos os dias 13h15 · 17h15