No mês em que se celebram 50 anos do golpe militar que derrubou a mais antiga ditadura ocidental, sem derramar uma gota de sangue, a Zero em Comportamento revisita a Revolução dos Cravos em Portugal com um programa especial de filmes que em abril passará por Beja, Ourém, Montijo, Faro, Torres Vedras e Almada.
Durante o mês de abril, em parceria com a Câmara Municipal de Beja, a Zero em Comportamento leva ao Teatro Municipal Pax Júlia um conjunto de sessões de entrada gratuita. “Deus, Pátria e Autoridade” de Rui Simões é a primeira sessão que abre este ciclo a 2 de abril, seguindo-se a 9 de abril o programa de curtas-metragens produzidas por alunos do Departamento de Cinema e Artes dos Media da Universidade Lusófona que celebra os 50 anos do 25 de abril, “As Ondas de Abril” de Leonel Baier a 16 de abril e a 23 de abril, o documentário de Sérgio Trefaut que nos desafia a refletir sobre o que ficou do sonho da revolução, “Outro País” que será também exibido no Teatro-cine de Torres Vedras a 18 de abril e no Auditório Fernando Lopes-Graça, em Almada, a 23 de abril.
Em parceria com a Associação Cultural Albardeira, o Teatro Municipal de Ourém exibe a 9 de abril, “A Lei da Terra” do Colectivo Grupo Zero, um filme pós-revolucionário sobre o processo da Reforma Agrária no Alentejo durante o PREC.
A 17 de abril, o filme de Leonel Baier inspirado numa história real que mostra como uma equipa de jornalistas estrangeiros encontrou o nosso país nos dias que antecederam a revolução, “As Ondas de Abril” volta a ser exibido, agora no Cinema-Teatro Joaquim D’Almeida, em parceria com a Câmara Municipal do Montijo.
Antes das celebrações do dia da revolução, ainda há tempo para uma sessão no Instituto Português do Desporto e Juventude de Faro que recebe “Gestos&Fragmentos” de Alberto Seixas Santos, um ensaio sobre os militares e o poder através das perspectivas de Otelo Saraiva de Carvalho, de Eduardo Lourenço e do jornalista e realizador americano Robert Kramer.
SESSÕES E LOCAIS
BEJA – Teatro Municipal Pax Júlia
2 abril • “Deus, Pátria e Autoridade” de Rui Simões
9 abril • Programa de curtas-metragens: 25 de abril
16 abril • ”As Ondas de Abril” de Leonel Baier
23 abril • ”Outro País” de Sérgio Trefaut
OURÉM – Teatro Municipal de Ourém
9 de abril • ”Lei da Terra” do Colectivo Grupo Zero
MONTIJO – Cinema-Teatro Joaquim D’Almeida
17 abril • ”As Ondas de Abril” de Leonel Baier
TORRES VEDRAS – Teatro-cine de Torres Vedras
18 de abril • ”Outro País” de Sérgio Trefaut
ALMADA – Auditório Fernando Lopes-Graça
23 abril • “As Ondas de Abril” de Leonel Baier
FARO – Instituto Português do Desporto e Juventude de Faro
24 abril • “Gestos&Fragmentos” de Alberto Seixas Santos