“Abandonados” Vence Dois Novos Prémios de Direitos Humanos em Florença e Vancouver

Depois de, em 2023, arrecadar cinco prémios de direitos humanos em importantes festivais de cinema, “Abandonados” volta a vencer dois prémios na categoria de Melhor Filme de Direitos Humanos no Festival Internacional de Cinema de Florença e de Vancouver.

Abandonados” conta uma história deliberadamente esquecida e intencionalmente resgatada que nos mostra os caminhos tortuosos da política e a sobreposição dos interesses dos estados aos interesses individuais, com toda a carga de injustiça e de desumanidade que isso tantas vezes acarreta.

Baseado no livro “Timor na Segunda Guerra Mundial – Diário do Tenente Pires” do historiador António Monteiro Cardoso, o filme retrata uma história esquecida de coragem e de sacrifício sobre-humano durante a invasão japonesa em Timor-Leste, em 1942.

Ao contrário da propaganda do regime veiculada na altura, Portugal esteve envolvido na II Guerra Mundial, na qual se perderam milhares de vidas de Portugueses e Timorenses. “Abandonados” fala sobre estas vidas, sobre a inédita aliança criada entre portugueses, timorenses e australianos e sobre a luta persistente de um militar então administrador de Baucau.

Fazendo frente a um inimigo implacável que não hesitou em cometer as maiores atrocidades contra as populações locais e contra todos os que se lhe opuseram, o Tenente Manuel Pires, interpretado por Marco Delgado, tentou retirar o maior número possível de companheiros do território e lutou contra todos os obstáculos e dificuldades, criados inclusivamente pelo próprio governo de Salazar.