“Entre Ilhas” volta ao arquipélago dos Açores

“Entre Ilhas”, que teve a sua estreia em junho de 2022 nas salas de cinema e que tem vindo a fazer uma digressão nacional desde então, volta a atracar nos Açores a 31 de outubro, no Arquipélago – Centro de Artes Contemporâneas, na Ribeira Grande, ilha de São Miguel.

Era uma vez nove ilhas longínquas, conhecidas como Açores, às quais só se conseguia chegar depois de intermináveis viagens de barco, e das quais só era possível partir quando se perdia o medo de enfrentar a imensidão do mar.  Como era a vida neste recanto do Oceano Atlântico quando o mar era a única estrada possível e o apito do barco o único relógio a marcar a existência de um mundo que nunca tinha sido visto? 

Neste documentário de Amaya Sumpsi, encontramos velhas histórias do mar, folhas de diários perdidos e fotografias antigas que hipnotizam. A cada milha navegada, o lento vagar dos antigos iates e vapores enfeitiça a imagem do presente e do movimento lento das ondas emerge esse outro mundo sensorial em que não há aviões lowcost nem pressa. 

“Entre Ilhas” sustém o fôlego para imaginar os Açores assim: ilhas centro, ilhas periferia, ilhas isoladas, ilhas cosmopolitas.