Os Mogwai definiram o seu próprio género musical, ao longo de mais de 25 anos e 10 álbuns de estúdio, combinando uma força sonora bruta com subtileza e elegância, conquistando uma base de fãs fiel e mantendo-se sempre fiéis ao seu som e às suas origens. Um filme que nos leva numa viagem desde os seus primórdios, em meados dos anos 1990, até ao processo de composição e ensaios do seu décimo álbum de estúdio, um disco criado durante o confinamento, na sua cidade natal de Glasgow, na Escócia, em 2020. Embora parecesse, à partida, impossível de realizar, este foi um disco que acabou por fazer história.
Tive a sorte de trabalhar com os Mogwai durante muito tempo e a sua música sempre me comoveu e inspirou. Criaram uma obra notável e a sua música tem um significado enorme para muitas pessoas. Ter a oportunidade de contar a história da banda foi uma grande honra para mim. Quis fazer um filme que estivesse à altura daquilo que a banda merece.
Antony Crook, realizador
SXSW (South by Southwest), 2024: estreia mundial
Festival Internacional de Cinema Independente de Buenos Aires, 2024
Raindance Film Festival: Nomeação para “Melhor Longa-Metragem de Documentário”
Sheffield International Documentary Festival, 2024
Festival Internacional de Cinema de Melbourne (MIFF), 2024.
Dock Of The Bay, 2024
IN-EDIT Barcelona, 2024
Way Out West, 2024
Golden Horse Film Festival, 2024
Melkweg Amsterdam, 2024
Realização: Antony Crook
Produção: Kyrie MacTavish, Marco Colombo, Mattia Della Puppa, Blazing Griffin, Adler Entertainment, Rock Action Records e Screen Scotland
Financiamento: The National Lottery – Screen Scotland
Produção Executiva: Naysun Alae-Carew, Lauren Lamarr, Orian Williams, Ray Black, Mark Thomas e Antony Crook.
Antony Crook, aclamado fotógrafo e realizador, é um colaborador de longa data dos Mogwai. Iniciou a sua carreira na fotografia, tendo publicado trabalhos em revistas como The Face, Dazed & Confused, British Vogue, i-D e The New York Times e fotografado personalidades como David Hockney, Snoop Dogg e David Byrne.
É conhecido pelo seu realismo contido e subtil, acompanhado de um estilo poético que o catapultou rapidamente para o sucesso junto de marcas como a Porsche, BMW, Samsung, Rapha, Adidas, Cadillac, Oakley, Wells Fargo e New Balance para quem realizou diversos filmes.