“Gaza, Meu Amor” Estreia-se a 17 de Novembro

Gaza, meu Amor” é uma doce comédia dramática inspirada numa história verídica que aconteceu em Gaza, em 2014, co-protagonizada por Hiam Abbas, a atriz que integra o elenco da série “Sucession”. Depois de ter tido a sua estreia mundial na Selecção Oficial da Secção Orizontti, no Festival de Veneza, em 2020, esta co-produção francesa, alemã, palestiniana e portuguesa chega a 17 de Novembro às salas de cinema portuguesas.

Realizado pelos gémeos Tarzan e Arab Nasser, nascidos em Gaza, na Palestina, em 1988, este é um filme que vem mostrar que, por vezes, as histórias mais simples são as mais bonitas. “O que poderia ser mais entusiasmante do que imaginar o Deus do Amor a fazer uma aparição em Gaza, para alterar por completo a vida de um velho pescador solteiro?”, é o que esta dupla de realizadores nos leva a perguntar.

Estamos em Gaza, nos dias de hoje. Issa, um pescador de 60 anos tem uma paixão secreta por Siham, uma mulher que trabalha como costureira no mercado. Quando finalmente se decide a pedir a sua mão em casamento, descobre uma antiga estátua de Apollo nas redes de pesca e decide escondê-la em casa. Quando o Hamas descobre a existência deste tesouro misterioso, os problemas começam a suceder-se. Conseguirá Issa declarar o seu amor por Siham?

O filme que a Hollywood Reporter descreveu como uma obra que nos faz pensar em Jim Jarmusch e Aki Kaurismäki, embora esteja mais próxima dos espirituosos e surreais filmes do seu compatriota Elie Suleiman, estrear-se-á nos Cinemas City de Alvalade, Setúbal e Leiria, e tem já agendadas duas exibições no Auditório Municipal de Gaia, em Dezembro.