“Sombras Brancas”, o filme realizado por Fernando Vendrell que passou pelas salas de cinema portuguesas e desde então tem andado em digressão nacional, chega a 19 de novembro ao Cine Teatro João Verde.
“Sombras Brancas” é um filme que retrata o espírito combativo perante o confronto com a fragilidade humana, mas é também uma história única sobre um escritor que não escrevia, mas que deslumbrava e ultrapassava.
Aos 71 anos, José Cardoso Pires sofre um acidente vascular cerebral e, apesar de ser escritor, deixa de reconhecer as palavras. A seu lado, permanece a sua mulher, Edite. Entre sombras difusas, entramos no mundo do autor para nos cruzarmos com personagens do seu universo literário, como Alexandra Alpha e Palma Bravo de “O Delfim”, mas também da sua vida.
Para Jorge Mourinha (jornal Público) “Vendrell transcende-se: com a ajuda de Rui Morisson e Natália Luiza (excelentes nos papéis do escritor hospitalizado e da sua sofredora esposa Edite), o cineasta consegue, de facto, criar uma ambiência de estranheza, de suspensão do tempo, em todas as cenas que decorrem durante a doença, diagnóstico e hospitalização de Cardoso Pires”