Prosseguindo a sua missão na promoção da pluralidade cultural e no compromisso em tornar o cinema mais acessível, a Zero em Comportamento leva uma versão legendada para Surdos de “Um café e um par de sapatos novos”, o filme que conquistou prémios e audiências, a mais de uma dezena de cidades de norte a sul do país, a partir de 31 de outubro.
Lisboa, Porto, Coimbra, Leiria, Setúbal, Guarda, Covilhã, Funchal, Braga, Albufeira e São Brás de Alportel recebem esta estreia que é a primeira aposta da distribuidora na inclusão de legendagem para Surdos no circuito comercial. Uma iniciativa que espera poder vir a desenvolver-se num compromisso contínuo de inclusão, naquele que reconhece ser ainda um longo caminho para tornar o cinema e as salas de cinema acessíveis.
Um filme inspirado numa história verídica sobre dois irmãos Surdos que descobrem uma doença que imporá uma iminente cegueira nas suas vidas, produzido pela produtora portuguesa Maria & Mayer e pela produtora albanesa ArtLab Film Production com o apoio do Instituto do Cinema e do Audiovisual, I. P. (ICA I.P.).
Os atores portugueses Rafael Morais e Edgar Morais dão vida a Agim e Gëzim, dois irmãos gémeos, idênticos, inseparáveis e Surdos, nesta história que leva os espetadores até Tirana, nos dias de hoje, onde os irmãos, na casa dos trinta anos, vivem juntos debaixo do mesmo teto.
Realizado por Gentian Koçi, o filme considerado pela Variety como “o melhor desempenho conjunto de Edgar e Rafael Morais” é um objeto artístico único que explora a fraternidade, o amor e a privação sensorial, numa alegoria que desafia os limites da comunicação e do próprio cinema.
Precipitando a curva de aprendizagem de uma nova linguagem feita de silêncios opacos, a interpretação dos atores portugueses retrata de forma sublime a vivência humana condicionada a uma irreversível privação sensorial como nunca antes vista.