Em Junho, o Cinema Ajuda-Nos a Crescer Continua a Viajar Pelo País

Em junho, o CINEMA AJUDA-NOS A CRESCER vai até Tomar, Loulé, Évora e Barreiro!

Em parceria com a Câmara Municipal de Tomar, o Agrupamento de Escolas Templários vai receber uma mão cheia de filminhos! A 3 e 4 de junho, a 9.ª Semana Cultural do Agrupamento de Escolas Templários, arranca com o programa de filminhos para o pré-escolar “As Aventuras do Lobinho Cinzento” na Primavera, no Verão, no Outono e no Inverno. De seguida, há três programas especiais – para os alunos do 1.º ciclo, com “Lago”, “O pássaro à procura de um novo amigo”, “O agricultor João”, “O ganso”, para os alunos do 2.º ciclo, com uma sessão que abre também com “Lago” e continua com “Jonas e o mar” , “O agricultor João”, “O gangue”, “Última chamada” e “A estrela mais brilhante” e, por último, para os alunos do 3.º ciclo com a longa-metragem de Carine May e Hakim Zouhani, “SOS: Salvem a nossa escola”, que nos leva até uma escola que une esforços para criar o seu próprio pátio dos milagres.

Em parceria com a Câmara Municipal de Loulé, a Escola Bácisa 1/JI Abelheira, na Quarteira, recebe a 4 de junho o conjunto de filmes “Somos diferentes, mas somos amigos” que vai desafiar os mais novos a pensar sobre como podemos aceitar os outros, mesmo quando são diferentes de nós! A 14 de junho, é a vez da Escola Básica1/JI D. Francisca de Aragão, também na Quarteira, e a 18 de junho dos alunos da Escola Básica do Agrupamento Duarte Pacheco, em Boliqueime, ficarem a conhecer este programa de filminhos que ajudam a pensar e a crescer. Por fim, a 12 de junho, ainda há tempo para o agrupamento de escolas de Almancil acolher uma sessão cheia de novos animais e personagens que vão ajudar os mais pequenos a descobrir os segredos do nosso mundo com o programa de filminhos “Vamos Proteger o Nosso Planeta”.

A 5 de junho, o Fórum Eugénio de Almeida, em Évora, abre as portas para “Se eu sou diferente, o que és tu?” – um programa de curtas-metragens que fala sobre as nossas diferenças e aborda temas como o racismo, o bullying e a opressão.

A 7 de junho, em parceria com a Câmara Municipal do Barreiro, a Escola Básica D. Luís Mendonça Furtado, exibe o programa de curtas-metragens que celebra os 50 anos do 25 de abril produzidos por alunos do Departamento de Cinema e Artes dos Media da Universidade Lusófona : “Lápis Azul” de Rafael Antunes, “Íris” de Renato Arroyo e Francisco Ferreira, “Hora Sagrada” de Nuno Soler e Ruben de Sousa e “Rachado” de Ana Rodrigues, António Lucas, João Monteiro e Rita Branco.

Os municípios interessados em disponibilizar este projeto às suas escolas de 3.º ciclo e de Secundário devem contactar-nos para escolas@zeroemcomportamento.org para saber mais informações.